Saber como elaborar orçamento empresarial é um conhecimento estratégico essencial para a gestão financeira de qualquer negócio. Esse documento permite uma visão clara das receitas, despesas e investimentos futuros, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e seguras. Continue lendo para saber mais sobre a importância dessa prática, quais os modelos mais usados e os passos para elaborar e desfrutar dos benefícios para sua empresa.
Como elaborar orçamento empresarial: por que devo saber?
O orçamento empresarial é um registro de todas as receitas, despesas e previsões para um período específico de uma empresa, como um mês ou ano. Esse documento faz parte do planejamento estratégico e tem como principal objetivo garantir que a empresa gaste menos do que ela ganha, dessa forma maximizando seus lucros.
Nos primeiros passos de um negócio, o orçamento funciona como um mapa, limitando os gastos e estabelecendo as condições para que o novo empreendimento se destaque no mercado. Já durante o crescimento da empresa, esse documento é crucial para evitar a criação de planos ou metas irreais, garantindo que a organização esteja preparada para cada etapa de seu desenvolvimento.
Esse documento permite um diagnóstico da situação atual da empresa e ajuda a prever futuras necessidades e ajustes. Com ele, o empreendedor pode planejar novos projetos, otimizar o uso de recursos e fazer previsões mais precisas para o crescimento do negócio.
Aprendendo como elaborar orçamento empresarial
Orçamentos operacionais empresariais, como de vendas e de produção, devem ser previamente considerados para o orçamento geral de determinado período. Esse relatório mais abrangente pode seguir diferentes modelos, sendo alguns dos mais comuns utilizados pelas organizações o orçamento contínuo, orçamento estático, orçamento base histórico (OBH), orçamento matricial e orçamento base zero (OBZ). Após a escolha do modelo utilizado, em seguida conheça alguns passos para realizar o orçamento:
Avaliar o caixa da empresa
Procure identificar como os lucros se comportam ao longo dos meses e como fatores externos, como inflação e feriados, influenciam neles. Considere dados como:
- Média de vendas dos últimos anos;
- Média de lucro bruto;
- Média de gastos com tributos;
- Sazonalidade dos serviços.
Estabelecer os objetivos da empresa
Definir os objetivos da empresa é essencial para traçar um caminho claro, ou seja, facilitar o alinhamento do plano de negócios com as lideranças e equipes envolvidas.
Relacionar os custos
Comece pelos custos fixos, que são aqueles que não variam ao longo do mês, e, em seguida, liste os custos variáveis, que podem mudar dependendo da demanda ou imprevistos.
Fazer projeções
Inclua a provisão de capital de giro e novos investimentos, e além disso crie um cronograma para acompanhar a execução das metas definidas.
Avaliar os resultados
Monitorar os resultados é essencial para verificar o desempenho do orçamento e do planejamento financeiro da empresa. Dessa forma, procure estabelecer KPIs (indicadores-chave de desempenho) relevantes, como:
- Percentual de gastos em relação ao faturamento;
- Percentual de crescimento das vendas;
- Comparação entre custos não previstos e faturamento;
- Retorno sobre Investimentos (ROI).
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