Conheça os indicadores de endividamento

Acompanhar indicadores de endividamento é algo importante para empresas e pessoas físicas. Entenda mais sobre.

Indicadores de endividamento são uma versão específica dos conhecidos indicadores de desempenho, mas voltados para a métrica do acúmulo de dívidas de uma empresa. Por isso, avaliar esses indicadores ajuda a entender melhor qual a capacidade de uma marca em cumprir com obrigações financeiras.

Por meio desse indicador, é possível tomar iniciativas para reduzir o endividamento ou transparecer aos investidores o atual estado da marca, o que garante maior atratividade e transparência. 

Leia este artigo e entenda melhor os principais indicadores de endividamento.

Indicadores de endividamento e suas principais formas

O endividamento costuma ser um contraponto para outros elementos e indica a porcentagem que as dívidas representam perante o valor positivo. Os principais meios de chegar ao valor dos indicadores de endividamento são:

Razão Dívida/Ativos 

A forma mais comum de calcular o endividamento é dividir o total das dívidas da empresa pelo total de ativos que ela possui. Quanto maior a porcentagem, maiores as chances de insolvência.

Razão Dívida/Capital em Caixa

Deixando de lado os ativos que não são necessariamente líquidos, essa forma é a mais imediata dos indicadores de desempenho, levando em consideração apenas o capital próprio da marca enquanto capaz de liquidar possíveis dívidas.

Índice de Liquidez de Caixa

Por fim, existe um índice ainda mais imediato que o anterior, este que leva em consideração a capacidade da marca de pagar dívidas de curto prazo com ativos imediatamente líquidos. Assim, para chegar em tal valor, basta dividir os ativos circulantes da empresa pelas dívidas de curto prazo, como contas de energia, salários e aluguéis. O valor restante é o índice de liquidez de caixa.

Acompanhar o desenvolvimento desse indicador com o passar do tempo é essencial para garantir que a marca caminhe de forma coerente e inteligente. Ou seja, sem assumir dívidas que é incapaz de pagar, assim como compreender o impacto na precificação de serviços e produtos na trama completa da empresa.

Por fim, uma boa gestão financeira deve sempre levar em conta o acompanhamento de indicadores de desempenho como estes, que também estão na literatura como KPIs, do inglês, Key Performance Indicators.

Você pode estruturar indicadores de endividamento de acordo com o que a sua marca precisa. Dessa forma, você consegue avaliar os riscos financeiros. 

Converse com a Impacto e entenda mais

A Impacto Contabilidade oferece serviços de consultoria contábil a empresas dos mais diversos segmentos. Entendemos os desafios de pessoas empreendedoras e somos capazes  de revisar gastos, auxiliar na estruturação de uma equipe administrativa e financeira, assim como evitar sangrias de capital.

Acompanhando indicadores de desempenho que vão muito além do endividamento, a Impacto gera e refina dados que auxiliam na gestão estratégica do seu negócio. Converse com a nossa equipe e saiba mais a respeito dos serviços oferecidos.

Não hesite em conferir também o blog da marca para tirar outras dúvidas que possa ter.