Ferramentas digitais mais usadas no mundo da contabilidade

Essenciais para automação e redução do erro humano, as ferramentas digitais otimizam e facilitam a rotina de processos contábeis.

Diversas são as ferramentas digitais alinhadas com as necessidades dos processos contábeis. Algumas mais comuns que outras, mas todas com o mesmo foco: trazer maior precisão para os processos que pedem tratamento documental e de números.

Por isso, no presente texto da Impacto Consultoria você encontra informações acerca das principais ferramentas digitais usadas no universo contábil e como elas auxiliam na rotina. Caso tenha dúvidas, converse com a Impacto Consultoria, ela que aplica tecnologia em todas as etapas de gestão.

Ferramentas digitais específicas à contabilidade

As principais ferramentas digitais para contabilidade são:

  1. Softwares especializados em contabilidade: Softwares de contabilidade ajudam a realizar os lançamentos, gerar ou gerenciar relatórios financeiros, assim como centralizar as despesas e receitas. Fazendo um pouco de tudo, tais softwares pedem bastante cuidado, organização e rotina a fim de garantir sua utilidade;
  2. ERPs: ERPs são sistemas de gestão financeira, alguns exemplos são Oracle e Netsuite. Ideais para realizar o acompanhamento de indicadores de contabilidade, assim como gerenciar estoque, acompanhar vendas e compras, emitindo indicadores de desempenho ao fim de dados ciclos;
  3. Ferramentas de automação de faturamento: Tais ferramentas, a exemplo da Bill.com ou mesmo a Due, facilitam o processo de faturamento. Por exemplo, criam faturas personalizadas e rastreando pagamentos de maneira automatizada;
  4. Softwares voltados para documentação: Documentação é parte essencial da contabilidade. Não somente para garantir provas para possíveis processos internos ou externos, como também para salvar informações dos ciclos financeiros pelos quais a empresa passa. Por exemplo, plataformas como Google Drive são capazes de ajudar nessa demanda contábil;
  5. Ferramentas para gerenciar despesas: O gerenciamento de despesas é feito por outras ferramentas digitais, a exemplo da Expensify e Zoho Expense.  Assim, por meio delas, sua equipe contábil pode gerar relatórios de despesas e acompanhar indicadores de forma prática e transparente;
  6. Plataformas de análise financeira: Por fim, existem as plataformas de análise financeira, como o Google Data Studio, que conseguem centralizar os dados coletados por diversas outras frentes, reunindo informações e refinando-as, tirando conclusões acerca das mesmas, algo capaz de auxiliar na tomada de decisões.

Vale lembrar ainda que outras plataformas de pagamentos online, de gestão de projetos ou de gestão de clientes podem ser enquadrados no grande leque de ferramentas digitais com usabilidade pelo setor contábil.

A Impacto Consultoria

Adotar ferramentas digitais é sim algo essencial na rotina de qualquer empresa nos dias atuais. Então, para que a escolha de tais plataformas seja feita de maneira inteligente, ter ao seu lado uma equipe de profissionais capacitados é indispensável.

Converse agora mesmo com pessoas da Impacto Consultoria, ela que nasceu da necessidade de empresas que desejavam soluções adaptáveis às suas realidades e seus processos operacionais e administrativos específicos.

Cabe analisar o caso específico a fim de garantir o uso da plataforma ideal. Converse com a Impacto Consultoria e entenda melhor.